quarta-feira, 3 de abril de 2013

As cinco solas da reforma protestante




Hoje somos no Brasil mais de 60 milhões de evangélicos,mais o povo que hoje é chamado de crente ou evangélico,teve sua origem na reforma protestante.O movimento de reforma teve origem a mais de quinhentos anos atrás,com a ideia de mudar as doutrinas equivocadas pregadas pela igreja católica romana.Isso é história.Acontece que alguns cristãos,entre eles Martinho Lutero,que foi padre por boa parte da sua vida ao ler a bíblia percebeu diferenças absurdas entre as doutrinas deixadas pelos apóstolos e as pregadas pela igreja católica romana.Daí então inicio-se um movimento que visava trazer de volta as doutrinas originais.A reforma firmou-se em cinco bases,e é muito importante que todo cristão conheça quais são.

1:Sola fide(somente a fé) ou seja somente a fé pode aproximar o homem de Deus,e só pela fé se pode servi-lo.
2:Sola scriptura (somente a escritura) ou seja os cristãos devem crer somente no que está escrito na bíblia.
3:Sola Christus (Somente Cristo) Ou seja todo povo deve pôr sua fé somente em Jesus Cristo.
4:Sola gratia (somente a graça) Ou somente pela graça o homem pode ser salvo,isso poria fim nas indulgências,valores pagos pelos fieis em troca de perdão,para se mesmo e familiares.
5:Sola Deo Gloria (Somente a Deus glória) Todos os fieis deveriam buscar adorar e servir a Deus,sem acreditar em santos padroeiros ou intermediadores.

Pelo senso teológico,uma fé que não segue essas bases,não é verdadeira e não aproxima o homem de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e podem ou não ser publicados dependendo do seus teores. Obrigado pela visita!